terça-feira, 18 de agosto de 2009

Sabia que…

Com a CDU nas autarquias o apoio à Educação é estratégico, por isso somos diferentes.



Na EDUCAÇÃO…

  • Desde 2002, a Câmara Municipal de Nisa fez desta área a sua prioridade;
  • Fizemos investimentos anuais de cerca de 30% (2,5 milhões de euros) do orçamento municipal (pessoal, transportes, equipamentos);
  • O Ministério da Educação só comparticipa um auxiliar de acção educativa por cada duas salas de aula, em contrapartida o Município de Nisa garante nas escolas do pré-escolar e 1ºciclo uma média de 1 auxiliar por cada sala, os quais não são sujeitos a comparticipação;
  • Temos a funcionar as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’s) com contratos a termo para todos os professores, ao contrário de outras autarquias (PS e PSD) que asseguram estas actividades através de empresas com trabalho precário e a recibo verde;
  • Criámos o ensino Pré-escolar público na Vila de Nisa, actualmente com duas salas de aula;
  • Garantimos o fornecimento dos manuais escolares para as AEC’s , bem como as verbas necessárias para o funcionamento das actividades lectivas;
  • Asseguramos, gratuitamente, o prolongamento das actividades do pré-escolar;
  • Disponibilizamos, mensalmente, 50 mil € com os transportes escolares (pré-escolar, 1º,2º 3ºciclo,Secundário, Nocturno e ETAPRONI);
  • A CMN é entidade promotora da ETAPRONI, disponibilizando, ao longo destes anos, as verbas necessárias ao funcionamento desta escola, bem como o apoio à requalificação e melhoria das suas instalações, cujos valores atingem um montante de mais de 1 milhão de euros;
  • A CMN assinou protocolo com o Ministério da Educação no âmbito das novas competências (pessoal não docente, património/equipamento) com o objectivo de garantir:

- O não encerramento das nossas escolas;

- Que os funcionários do Agrupamento não passassem à mobilidade;

  • Requalificámos a totalidade Parque Escolar;
  • Dotámos todas as salas de aula de equipamento informático e ligação à internet;
  • Garantimos o funcionamento de todos os refeitórios escolares;
  • Asseguramos o apoio às crianças portadoras de deficiência e com dificuldades educativas;
  • Colaboramos em todas as actividades promovidas pelos diferentes níveis de ensino de acordo com o projecto educativo da escola;
  • Criamos condições para a educação/formação através de parcerias com ETAPRONI/ ADN que permitiram as constituições dos CET, EFA, CEF, e outra formação profissional;
  • Somos considerados um Município exemplo, na área da educação, e ficamos em 3º lugar no Alentejo, com o maior número de crianças a participar nas actividades de enriquecimento curricular.

Como pelo nosso concelho… exigimos SEMPRE MAIS!!

Colabore connosco! Diga-nos o que falta FAZER MAIS!!


14 comentários:

  1. E a escola de Nisa ficou quase em último no ranking das escolas secundárias de todo o país...

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  2. Fizemos investimentos anuais de cerca de 30% (2,5 milhões de euros) do orçamento municipal (pessoal, transportes, equipamentos);

    QUAIS???ONDE???

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  3. O ranking das escolas é uma falácia pois a avaliação é efectuada com critérios duvidosos e sem nexo.
    Se o governo e os responsáveis pela educação do nosso país se preocupassem mais em dar condições quer a professores, quer a alunos em vez de se andarem a preocupar com o lugar que cada escola ocupa teríamos certamente uma melhor educação e um ensino que o governo PS insiste em fazer crer que está ao nível dos restantes países europeus.
    Convém não esquecer que no que respeita à Câmara são dadas todas as condições para que o desempenho se efectue da melhor forma, pelo que não lhe deverão imputadas responsabilidades por uma classificação inferior no "pseudo-ranking" escolar.

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  4. A CMN é entidade promotora da ETAPRONI, disponibilizando, ao longo destes anos, as verbas necessárias ao funcionamento desta escola, bem como o apoio à requalificação e melhoria das suas instalações, cujos valores atingem um montante de mais de 1 milhão de euros;

    CMN - ADN - ETAPRONI Como funciona? 1 milhão onde?

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  5. Mas que resultados existem??

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  6. http://sic.aeiou.pt/NR/rdonlyres/CE22D4F3-0A0F-4B9C-AB7A-D00D51AA1DC0/0/Ranking_SIC_2008_2.pdf

    Aqui está o link para o ranking com a explicação dos seus critérios nada duvidosos...

    A Escola EB 2,3/S Prof. Mendes Remédios de Nisa está num fantástico 2º lugar se virarmos a tabela.

    E as condições que o governo oferece à escola de Nisa são as mesmas que oferece às primeiras escolas do ranking.

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  7. Para quem é mãe neste concelho, não posso deixar de dar os parabéns ao actual executivo da CMN , pois sem dúvida nenhuma as instalações escolares do Concelho de Nisa e mais propriamente as que eu mais conheço que são as de Arês e Nisa, garantem instalações escolares que oferecem agora melhor conforto que se virá a traduzir sem dúvida nenhuma, em melhor aproveitamento escolar dos alunos e permitem também a prática de jogos e de actividades de recreio. Também gostaria de aqui referir e apoiar o esforço feito nos transportes escolares assegurados pela CMN a todos os alunos de todas as localidades do Concelho de Nisa através de carreiras públicas e com recurso a táxis e veículos camarários. Para terminar, julgo que a renovação do parque escolar está e vai proporcionar melhores condições de trabalho aos docentes que irá traduzir-se positivamente na aprendizagem. Claro está, com resultados a longo prazo, pois quem pede resultados na educação a curto prazo só pode mesmo estar a brincar…
    Força e Continuem apostar na educação!

    Ana Paula

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  8. Elisa Sampaio (dou a cara)26 de agosto de 2009 às 00:56

    Mas que raio tem o ranking das escolas a ver com o trabalho da CM na área da educação? Quem é que dá as aulas aos miúdos, a Sra. Presidente, vereadores e afins ou os PROFESSORES? Não misturemos as coisas...

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  9. Realmente criticar é tão fácil... meu Deus!!!
    Ninguém constrói... só se pensa em falar mal...

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  10. Tenho notado realmente que tem havido esforço e empenho para assegurar escolas com qualidade no concelho. Neste sentido os meus parabéns!
    Pena é a burguesa da senhora que tem sido directora do agrupamento de escolas querer agora também poleiro para a Assembleia Municipal, ou será que esta notícia não tinha nada a ver com isso? OK, aceito que tenha sido um mero acaso e ficamos por aqui...votos de sucesso para a senhora e os munícipes ficar-lhe-ão gratos se começar a ser mais simpática e não andar tanto com o nariz empinado. Pode ser que quando começar a pedir votos pelas capelinhas não se note o sorriso forçado...

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  11. Como estou aqui para participar sempre que possível vou respondendo e, também, questionando!

    1. Devemos saber distinguir educação de ensino.
    São as políticas educativas que determinam, em parte, a qualidade do nosso ensino.
    A educação é um processo mais amplo que envolve diferentes agentes e actores sociais, desenvolvendo-se ao longo da vida, o ensino é uma das fases ou etapas do processo educativo.

    2. As câmaras municipais não têm competências na área do ensino, essas são definidas pelo Ministério da Educação.
    As competências dos municípios restringem-se à gestão do parque escolar, acção social escolar e transportes.
    Temos assumido, apoiar a educação para alem das competências municipais, por opção politica.

    3. Não temos qualquer responsabilidade, na escolha de professores ou qualquer outra na gestão das escolas.
    Nós criámos e vamos continuar a criar as condições para que as nossas crianças e jovens possam ter mais qualidade ao nível das instalações, equipamentos e serviços de apoio ao processo de aprendizagem.

    4. O ranking das escolas vale o que vale!
    Mas as escolas não são todas iguais? Já pensaram porque é que as que estão em primeiro lugar são privadas? Quanto pagam os pais? Que ensino estamos a construir?
    Meninos de primeira, segunda e terceira?

    5. O ensino deve ser obrigatório e gratuito!
    Quanto gastam os pais em manuais escolares, propinas, e todos custos inerentes a deslocação dos seus filhos?
    Concentram-se alunos de diferentes ciclos em mega escolas, com milhares de alunos, por bairros (muitos sociais, já de si guetos), com problemas de segurança e pais sem capacidade financeira para pagar explicações e tempos livres dos seus filhos! São crianças que crescem e vivem na rua!
    Esta é a escola que estamos a construir neste país? E, depois, a culpa é dos professores?


    6. Ensinar e educar sai caro!
    O Ministério da Educação constrói centros escolares para fechar escolas.
    Mas quem transporta os alunos? As Câmaras Municipais!
    Todavia, o dinheiro que recebemos não dá para cobrir nem metade das despesas! Somos nós que asseguramos esse esforço financeiro!

    7. Pois... parece muito dinheiro mas…
    Aconselho a fazerem contas ao pessoal afecto a educação, às refeições escolares (são mais de 400 dia), aos transportes escolares, ligações à Internet, limpeza e manutenção das escolas, equipamentos, subsídios e investimentos em novas instalações de apoio à educação (Centro Cultural de Alpalhão, que inclui refeitório e sala polivalente, 800.000 €, creches de Alpalhão e Tolosa, 80.000 e 75.000 €, respectivamente, só para este ano).
    Contudo poderão, se assim entenderem, consultar o ORÇAMENTO da Câmara.
    Possuímos contabilidade de custos e está acessível no site da Câmara, nas Grandes Opções do Plano de 2009

    8. Pois… para a Etaproni é mesmo um milhão de euros e não está tudo incluído.
    Já agora a ADN, sendo proprietária da Etaproni, desde 2008, têm centros de custos diferentes (obrigatório pela aplicação do POPH) e, na Câmara, o Orçamento tem sido separado de acordo com tipologia de actividade.
    Actualmente todos os subsídios têm que ser devidamente justificados e a maioria deste investimento e apoio foi antes de 2008.

    Gabriela Tsukamoto

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  12. Deveríamos todos lembrar a frase de Kenedy (adaptada): Não devemos perguntar o que a minha terra faz por mim, mas antes que posso eu fazer pela Minha Terra?

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  13. O processo educativo envolve a Família, a Escola e a Comunidade, centradas no Aluno.
    Se os resultados não são melhores, certamente não será responsabilidade da Escola (todos sabemos o clima que lá se vive desde há 4 anos) e muito menos ao Poder local que tem multiplicado esforços para inverter esse clima de fatalismo...
    Quem atira a primeira pedra?

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  14. Realmente conseguiram fazer muita coisa pelos nossos filhos, todas essas que já por vós foram referidas, e agora vão começar a entrar em decadência.....Mas que raio de empresa fornece as refeições escolares na escola primária e na secundária aos nossos filhos, uns dias salgada que nem se consegue comer, noutros parece que foi feita há 1 semana atrás, e por fim com brindes (cabelos)....como no bolo rei, que aliás já foram proibidos....??? Deve ser para ver se sobra alguma coisinha para dar aqueles que pedem um pouco mais, porque ficam com fome, porque todos têm que comer a mesma quantidade, porque a nutricionista assim o quer, para as nossas crianças não se tornarem obesas, só podem comer uma determinada dose de calorias.....Onde isto chegou, até parece que estão na tropa numa semana de campo e têm que racionar a comida para dar para a semana toda!!!!E a seguir o que fazem? Ficam com fome ou aqueles a quem ainda têm alguns trocos na carteira, poucos, vão a um qualquer café perto da escola comer uma qualquer sandes.....Lá se vão as calorias da dose recomendada....Não se esqueçam de lá em casa pesarem e medirem bem as calorias que dão aos vossos filhos......Comiam bem melhor no passado ano lectivo. Já se lembraram de fazer uma pesquisa na net com o nome da empresa......pode ser que se surpreendam

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