quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sabia que...

Ao nível das Acessibilidades, a CDU sempre lutou pelas principais ligações entre o concelho e os centros económicos de maior relevância, conscientes de que as politicas nacionais têm sido produtoras excessivas em relação à dependência rodoviária (auto-estradas e IP’s). A CDU tem defendido investimentos estruturantes, ao nível das ferrovias, conscientes do peso económico das trocas comerciais e na alternativa que constituem aos custos crescentes dos combustíveis.
Portugal só pode ser mais competitivo se combater a sua tendência periférica apostando em formas diferenciadas de comercialização daquilo que produz a custos mais reduzidos. Por isso debatemo-nos pela modernização da rede ferroviária, incluindo a sua modernização, nomeadamente a do Ramal de Cáceres.


A nossa preocupação ao nível concelhio tem sido combater o isolamento das nossas populações através da qualificação da rede viária, concretizando as seguintes acções:


  • Em 2002 a CMN aprovou o plano rodoviário municipal, que tem vindo a cumprir com investimentos superiores a 10 milhões de euros, dos quais destacamos a ligação do Arneiro à Estrada Nacional 18, a rede de caminhos municipais da freguesia de São Matias (Monte Claro-Cacheiro-Chão da Velha e Monte Claro-Velada), os caminhos municipais de ligação Nisa-Pé da Serra, Pé da Serra-Vinagra, Vinagra-Estrada Nacional 18 e Pé da Serra-Salavessa-Montalvão;Ao nível dos caminhos rurais a intervenção em mais de 2 mil quilómetros em toutvenant e betuminoso (caminho do Carvalhal, em Tolosa);
  • Recuperámos a ligação de Alpalhão ao nó das Termas da Fadagosa, com a construção da obra de arte, num investimento total superior a um milhão de euros;
  • Estão, neste momento, abertos e já adjudicados a ligação do nó de Tolosa a Arês, a repavimentação da estrada Montalvão-Póvoa e a repavimentação da estrada do Patalou;
  • Apenas falta cumprir, do plano rodoviário municipal, a repavimentação da ligação Arneiro-Velada;
  • Assumimos que a negociação para uma nova ponte sobre o Tejo, no local de Fratel, será possível com a ligação da A23 à A6, que se encontra em fase de concurso. Esta nova ligação irá permitir a criação do nó no IP2, de acesso à nacional 359, melhorando as acessibilidades à vila de Nisa;
  • Temos negociado o corredor de ligação da A23 à A6, com dois nós no concelho de Nisa – um próximo da vila de Nisa e outro em Alpalhão;
  • Através da nossa reivindicação, nomeadamente pelo grupo parlamentar da CDU, na Assembleia da República, conseguimos em 2005/06 a construção da variante da Ponte da Légua;
  • Conscientes da nossa responsabilidade, em termos da manutenção e conservação de estradas e caminhos municipais, não podemos deixar de ter uma reflexão sobre o facto de os municípios não terem qualquer contrapartida financeira da Administração Central para as estradas nacionais que passaram para a responsabilidade das autarquias. Nos últimos 8 anos resistimos e não aceitámos qualquer desclassificação de Estradas Nacionais sem a respectiva contrapartida financeira, tanto ao nível da recuperação como ao nível da futura manutenção e conservação.

O Município de Nisa não recebe qualquer comparticipação financeira pelas estradas que foram desclassificadas em mandatos anteriores, assumindo, para benefício das populações, os custos respectivos. Por isso vamos continuar a reivindicar, junto da Administração Central as contrapartidas financeiras, em cumprimentos da Lei das Finanças Locais, para a manutenção e conservação das estradas nacionais desclassificadas, bem como dos caminhos paralelos às variantes do IP2.
Porque na CDU honramos a defesa dos direitos das populações em igualdade, independentemente do local onde nasceram, vamos continuar a fazer sempre mais para combater o abandono, o isolamento e a desertificação do nosso concelho.


Como pelo nosso concelho... exigimos SEMPRE MAIS!!

Colabore connosco! Diga-nos o que falta FAZER MAIS!!


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